Pesquisa do IBGE indica crescimento de 39 por cento na safra baiana de grãos
A safra baiana de grãos apresentou crescimento de 39,4% com a produção de 8,5 milhões de toneladas, superando em 2,4 milhões de toneladas a de 2013. Os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do mês de março, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), também sinalizam estimativa otimista para 2014.
Conforme a pesquisa, a área plantada mostra elevação de 2,2% em relação ao mesmo período de 2013. Milho e algodão registraram maior expansão, com 25% e 21,1%, respectivamente. O milho, que teve a safra revisada para cima, chega agora à produção estimada de 3,1 milhões de toneladas, representando crescimento de 50,3% em relação à do ano passado.
Os dados relativos à soja contabilizam 3,7 milhões de toneladas, um crescimento de 35,9% em comparação a 2013. O algodão também registrou alta considerável de 34,8%. Ainda de acordo com o levantamento, a mandioca e a cana de açúcar tiveram queda de 26,2% e 11,9%, respectivamente.
Segundo a análise da SEI, a melhora do desempenho da safra de grãos observada nessa terceira LSPA do ano decorre da revisão nas estimativas de produção de algodão, milho e soja. O primeiro previa resultado igual ao da safra de 2013, enquanto o milho aumentou cerca de 700 mil toneladas em relação ao último levantamento, de fevereiro de 2014.
Algodão, milho e soja - A estimativa da produção de algodão mostrou aumento em comparação ao levantamento passado, apresentando alta de 34,8% em relação à safra passada. Isso ocorreu devido à revisão dos dados do produto, que apontavam o mesmo desempenho da safra de 2013. Agora a produção de algodão está estimada em 1,2 milhão de toneladas, enquanto que a área plantada saiu de 296 mil hectares para 358 mil, com expansão de 21,1%.
Outro responsável pelo aumento na estimativa da produção de grãos foi o milho. Da mesma forma que o algodão, teve significativa alteração nos dados. A previsão da produção agora é de 3,2 milhões toneladas para 2014, aumento de 50,3% em relação à safra anterior e incremento de 700 mil toneladas em relação ao levantamento de fevereiro. Já a área plantada cresceu 25% chegando a 850 mil hectares.
Além das culturas de algodão e milho, a soja teve mudança na expectativa para a safra de 2014. A variação em relação a 2013 indica, neste momento, incremento de 35,9%, um crescimento de 6,1% na comparação com o levantamento anterior, e estimativa de produção de 3,8 milhões de toneladas.
Cacau, café e sorgo - O cacau, que nos estudos anteriores, apresentava projeção de resultado igual ao da safra passada, nesse levantamento apontou aumento de 3,5% na produção. Essa previsão é resultado da chuva na região produtora e do crescimento do rendimento da produção, com alta de 3,2%.
As culturas de café e sorgo têm previsão de alta para a safra de 2014, mas com base nos dados de março o otimismo das duas culturas caiu. O café agora tem alta projetada na produção de 8,3%, explicada pelo aumento da área colhida, de cerca de 9%. Já o sorgo tem previsão de variação positiva na produção de 96,4%. - em fevereiro, a estimativa de crescimento era de 279%.
A mandioca também registrou mudanças nos dados, saindo da estimativa positiva para previsão negativa. Apresenta agora queda de 26,2% na estimativa de produção da safra de 2014. Isso decorre da retração da área plantada, que agora é de 31,6%. O mesmo acontece com a cana-de-açúcar, que tem expectativa negativa para produção, de 11,9%, enquanto no levantamento passado a perspectiva era de crescimento de 5%.
O feijão é o destaque negativo na LSPA, pois até então apresentava estimativa de crescimento. No levantamento de março, o otimismo deu espaço à perspectiva negativa. A produção estimada agora é de -7,8% na comparação com a safra passada. O decréscimo pode ser explicado pela redução de 19,5% da área plantada, resultando em retração em relação a 2013.
Conab - Os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a primeira safra de 2014, referentes ao sétimo levantamento da produção de grãos da safra 2013/2014 (março), também continuam apontando expansão na safra de grãos, que pode chegar ao crescimento de 32,6%. Nesse levantamento também houve ajustes na produção de milho e soja, que agora têm expectativa de aumento de 52,1% e 22,1%, respectivamente. As demais culturas permaneceram com os dados inalterados - algodão (+33,2%), feijão (+29,4%) e sorgo (+526,3%).
Os dados da Conab seguem metodologia diversa da adotada pelo IBGE, uma vez que o levantamento em relação ao ‘ano safra’, vai de outubro de 2012 a setembro de 2013, enquanto o IBGE considera o ano civil.